Dia 7: Transporte - Cidades e Soluções | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 7: Transporte - Cidades e Soluções

Alternativas
Não é novidade nenhuma, que o trânsito em grandes cidades, as metrópoles, e mesmo em cidades menores, está parando. É muito carro, para pouca gente, em espaço menor ainda. A tecnologia vem anunciando avanços, porém insuficientes para atender a demanda. Ao contrário da opinião da maioria, banir carros, "taxar" a utilização de veículos ou subjugar motoristas e pedestres, não é e nem será a solução para o problema do trânsito. O futuro e a solução tem nome: planejamento e mudança de hábito: o veículo está para a cidade e não a cidade para o veículo.

"Sinal verde em tarde vermelha: um carro cinzento, cruza o amarelo." [Winston]

15 dias para "ser" verde - PARTE 7

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde iniciou dia 22/10 a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:

Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

Parece até brincadeira de criança. É atemorizadora a velocidade geométrica do número de automóveis em circulação em todos os países. Hoje o mundo produz duas vezes mais carros por ano do que há duas décadas [1991 e 2008], chegando a 70 milhões de veículos novos por ano. Raros são os locais onde o "cavalo de ferro", ainda não cruzou.
A Cidade de São Paulo, onde impera o infernal congestionamento, que o diga. Sua frota cresceu 50% de 2001 para cá: antes 4 milhões, hoje 6 milhões de automóveis na capital paulista - 1 carro a cada 1,8 habitante. E o tempo afogado no trânsito, aumentou em meia hora: o paulistano perde, em média, 3 horas por dia estacado no trânsito. Não é por falta de aviso: as vias estão estreitando e muitíssimo em breve, o bicho vai pegar a ponto, de não ter mais para onde ir.
Em todo o mundo, existem 800 milhões de "carroças" em atividade: 24 milhões no Brasil, 250 milhões nos EUA e 526 milhões no resto dos países, a maior parte desta quantidade concentrada em países como China e Índia, que crescem em ritmo freneticamente acelerado. Carros e mais carros...

ERRAR PARA ACERTAR: 
NÃO DÁ MAIS PARA SER ASSIM!

O dito popular não serve de jeito maneira para o problema do trânsito. Se patinar mais um pouco, a vaca irá para o brejo. Já errou se muito e está mais do que na hora de consertar-se os estragos. A ameaça é grande, e uma ação conjunta carece de ser firmada, integrando os governos e suas populações, com investimentos maciços na área. Uma gestão consciente e atenta ao ontem, hoje e ao futuro, não é mais um artigo de luxo: e sim uma urgência. As cidades pedem socorro!

TRANSPORTE PÚBLICO: 
PROBLEMA <-> SOLUÇÃO?

O transporte coletivo, ignorado e desprezado, hoje desponta como a mais importante figura na solução do problema do trânsito. Incoerentemente, o que deveria ser exemplo, é motivo de vergonha e indignação: valores abusivos de passagem, má qualidade e inoperacionalidade. Afinal, é ou não é uma boa escolha?
Passou-se o tempo e está mais do que na hora de abrirmos os olhos para a oportunidade de ouro que está de bandeja em nossas mãos, prestes a decolar. Ônibus, bicicletas, metrôs e trens, bem como o transporte solidário: carona/rodízio para passageiros, é o investimento certo, para desafogar o trânsito, diminuir a poluição e acidentes de trânsito, aumentando a qualidade de vida e do meio ambiente.

PLANEJAMENTO E MUDANÇA DE HÁBITO: 
PEÇA-CHAVE

A cidade não deve ser feita para o carro, e sim o carro para ela. As montadoras enfim, estão percebendo e aplicando este conceito na linha de produção das indústrias. Carros colossais, que nada: os veículos estão cada vez mais compactos e alternativos. O problema é que medidas paliativas não resolvem, amenizam. É claro que "eliminar" os carros das ruas, é utopia. Racionar o uso, questionar atitudes e mudar, isso sim é possível, contíguo. Menos, é mais: demos o primeiro passo.

DICAS PARA O MOTORISTA

O que cada um pode fazer, para salvar o que ainda resta de vida nas cidades, não é pouco: e sim, muito muito. Depende da vontade de cada um. Siga estas dicas, e coloque-as em prática:

- Desligue o carro em congestionamentos.
- Trafegue preferencialmente em horários de trânsito menos intenso.
- Descubra trajetos alternativos, em que o trânsito é mais fluido.
- Deixe o carro em casa pelo menos um dia por semana.
- Aprenda a utilizar as informações disponíveis nos relógios de

Mantenha o seu carro sempre regulado, e evite (você que tem carro):
- Mau funcionamento da válvula de recirculação dos gases do carte.
- Filtro de ar sujo.
- Válvulas desreguladas.
- Carburador sujo.
- Velas sujas.
- Ignição desregulada.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir