Dia 3: Educação Ambiental | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 3: Educação Ambiental

Educação Ambiental

Não poderia dar continuidade a esta série, em seus primeiros dias, sem tocar em um assunto chave: a Educação Ambiental.
Para "ser" verde, é preciso conhecer a proposta da EA (Educação Ambiental), que propôs um meio de relacionar-se educação com a sustentabilidade. Interagir com o verde e ao mesmo tempo, estudá-lo.
A filosofia compreende e converge políticas públicas de diferentes setores da sociedade vista a um horizonte: relacionamento equilibrado entre o ser humano, e o meio ambiente.
Educar "desde criancinha", é um investimento baixo, com grandes retornos: plantemos a semente!

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." [Nelson Mandela]

15 dias para "ser" verde - PARTE 3

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde iniciou anteontem a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:

Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

"A educação vem de casa." Educar é uma tarefa dos pais, não é de responsabilidade única dos professores. Falta de tempo não é desculpa para relaxar. A família tem um papel social importante, e influencia o destino de uma pessoa. É agenciadora de boas práticas, e de igual modo, pode ser contrária à uma boa vivência em comunidade.
Em março de 1965, na Conferência de Educação da Universidade de Keele - Inglaterra, originou-se a expressão "Educação Ambiental", que veio para tratar com esmero e educar ambientalmente as pessoas.
De lá para cá, a prática cresceu ainda mais, modernizando e progredindo a educação como um todo. Tanto que em 27/04/1999, a EA virou a lei n° 9.795 - Política Nacional de Educação Ambiental, no governo FHC / Brasil. Resta entretanto, fazer cumprir em sua máxima extensão, principalmente onde regulamenta que a Educação Ambiental deve ser exercida nas escolas, em todos os níveis de ensino. A falta de capacitação por parte dos "mestres", quando não se é indevida, também é outro ponto a considerarmos. Todavia, lei é lei, e apesar do péssimo costume que o nosso país tem, de não por em exercício muitas de suas leis, lei deve ser cumprida, cobremos e fiscalizemos!

O QUE É A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? DEFINIÇÕES:

  • "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Artigo 1° da Lei Federal n° 9.795.
  • “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”. MMA - Ministério do Meio Ambiente.
  • "Processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental." CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.
  • "Dimensão dada ao conteúdo e à prática da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade. I Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental - Tibilisi, Geórgia. Ex URSS.
  • O conceito básico de Educação Ambiental é “formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se apresentem de novo”. Carta de Belgrado, escrita em 1975 por 20 especialistas em Educação Ambiental de todo o mundo - UNESCO.

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir