Amazônia - O que isso representa? | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Amazônia - O que isso representa?

Hoje o nosso blog fala sobre 3 importantes assuntos: a Amazônia, A Importância da Água e o Aquecimento Global. O Conteúdo foi marcado com Essencial, pois você precisa ter uma idéia do que está acontecendo com o nosso planeta. Leia e estude essas três matérias, pois vocês verão que a coisa não está e não ficará tão boa para o nosso lado.

A Amazônia é nada mais nada menos do que a maior floresta tropical do mundo. A Amazônia é um patrimônio ambiental muito importante para a sobrevivência da vida da Terra. Por isso que se ela for destruída, certamente a nossa vida estará em risco.
Ela detém a maior reserva de água doce do mundo. Isso representa 1/5 de toda a reserva mundial de água doce não congelada do mundo. Deve se lembrar que o mundo é coberto por aproximadamente 75% de água, mas que dos 100% dessa água, somente 2,7% é água doce, e que a maior parte dessa água, 77,20% está nas Calotas Polares, restando-nos somente 0,007% de água doce em rios e lagos superficiais.
Em geral, a Amazônia ocupa 1/20 de área territorial do planeta Terra. A área da Floresta é tão grande que se fosse um país, estaria entre os 10 maiores do mundo (Para se ter uma idéia, nem os institutos de estatísticas sabem a o certo o tamanho da floresta, e para piorar mais, acredita se que existem 5 subdivisões de amazônias - Estado do Amazonas; Floresta Amazônica; Bioma Amazônia; Amazônia Legal e Amazônia).
Sendo assim, a floresta ultrapassa fronteiras e mais fronteiras do território Sul-Americano, sendo composta pelos países que são: Brasil (metade da área total da floresta - 50%, se encontram em nosso país), Suriname, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador, ultrapassando assim as fronteiras de 9 países.
A Floresta Tropical é extremamente importante para nosso país, devido a sua grande quantidade de reservas naturais e minerais (a floresta abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minérios. Sua diversidade biológica de ecossistemas, espécies e germoplasma é a mais intensa e rica do planeta: cerca de 30% de todas as espécies de fauna e flora do mundo encontram se nessa região).
É uma grande sobrevivente, pois vem lutando ano após ano (mais precisamente desde a década de 1970, onde começou a sofrer um processo mais intenso de desmatamento) contra as queimadas e extração ilegal de madeira. Até então, os cinco séculos decorridos desde a descoberta do Brasil tinham contribuído para o desaparecimento de uma área ligeiramente maior que a de Portugal (95 mil km²). Apenas nas últimas décadas, a perda cumulativa resultou numa área equivalente a da França (547 mil km²), com uma perda anual atual equivalente à área da Bélgica (30,5 mil km²). Somente em nove países que são Brasil, na Colômbia, no México, no Zaire, na Nigéria, na Índia, na Malásia, na Indonésia e na Tailândia ocorrem 76% do desmatamento mundial.
Uma das esperanças da Amazônia pode ser os Créditos de Carbono, que são créditos que são vendidos para as empresas que não conseguem reduzir suas emissões e que dão o direito delas poluírem, dinheiro que pode ser revertido para a preservação da floresta. Preserve a Amazônia, preserve as florestas tropicais!!!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir