A Importância da Água | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

A Importância da Água

A água é um mineral valioso para a sobrevivência da vida na Terra (o nome do nosso planeta pode se dizer que é um desafio a lógica, já que mais de 2/3 dele é coberto por esse maravilhoso líquido), e que ele deve ser sem dúvida nenhuma preservado. Devemos saber que a água tem uma importância muito significativa em nossas vidas, e sem ela não conseguiríamos sobreviver. A água doce, água própria para uso, que se encontra basicamente em rios, está cada vez mais escassa, graças á nossa “não” preocupação de não conservá-la e preservá-la. Nós mesmos estamos comprometendo a vida na Terra, pois estamos jogando sujeira e mais sujeira em rios, sem pensar que essa água pode estar sendo utilizada por pessoas e seres vivos, fazendo assim com que estas até mesmo morram contaminadas por componentes químicos.
Mas ainda deve se lembrar ainda que a água doce não é encontrada em abundância e nosso planeta, e se já destruímos este pouco que ainda nos resta, como poderemos ter condições para continuar vivendo? Ou melhor, como os seres vivos poderão continuar vivendo?
Se pergunte isso, para ver que essa pergunta não faz sentido. É uma verdade concreta, que vivemos e encaramos todo dia, mas que não nos preocupamos muito. Se essa catástrofe já anunciada já está á vista de todos então por que não fazemos nada? Por que não fazemos nada para que isso pare de acontecer?
É aí que não devemos nos deixar levar pelas ações dos outros, do tipo “se ninguém ajuda, uma pessoa não vai fazer diferença”, pois aí é que comprometemos mais ainda a situação da Terra quanto a água. Se realmente todos pensassem assim, a Terra provavelmente já não teria vida há muito tempo.
Para se ter uma idéia, de toda a água encontrada no mundo, 97,30% é salgada, e apenas 2,7% é doce, e desses 2,7%, 77,20% está concentrada no Gelo das Calotas polares, 22,40% em águas subterrâneas, 0,35% em lagos e pântanos, 0,04 na atmosfera. Sendo assim, restam-nos somente 0,007% de água em lugares mais acessíveis, como rios e lagos superficiais. Por isso e tantos outros motivos, pedimos para que você colabore com o planeta, pois preservando esse precioso líquido, conseqüentemente você estará preservando a continuação da vida.
O Brasil ainda pode se considerar um país abençoado, pois temos grandes reservas de água doce, principalmente na Amazônia, (dos 1/5 - 20% - que a Amazônia detém quanto ao resto do mundo água doce, 12% deles estão localizados em território brasileiro), no Aquifero Guarani, (o 3º maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo, que passa por 4 países da América do Sul, mas a maior parte dele está localizado no Brasil - para se ter uma idéia este aquifero tem mais água que todos os rios do mundo junto) e em todos os seus rios, mas vale lembrar que não é por que temos água que vamos desperdiçar. Deve se lembrar que enquanto temos água, milhares de pessoas estão sofrendo com a falta de água, e em alguns casos mais extremos, países estão tendo que reciclar água. Um dado relevante: se toda a água da Terra fosse dividida entre seus habitantes, cada um teria direito a oito piscinas olímpicas. Mas, se a divisão fosse só de água potável, cada um ficaria apenas com cinco litros.
São poucos os que ajudam o planeta, são, mas são esses poucos que fazem com que o planeta ainda consiga durar por mais um tempo. Faça a sua parte, colabore, e exerça seu papel de SER REALMENTE HUMANO, e não seja irracional, pois não pense que ações não produzem reações, pois você está muito enganado, e quando menos esperar, a falta de água e grandes catástrofes poderão atingir a sua porta.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir