Imposto amigo do Verde
Tweet
ICMS ecológico tem adesão quase total
Criado em 1991, o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ecológico teve a adesão pioneira do Paraná. Essa cobrança estabelece que a repartição constitucional dos recursos arrecadados pelo estado seja feita entre os municípios, de acordo com critérios socioambientais.Cada unidade federativa escolhe os critérios dessa divisão, pode ser lixo, esgoto, desmatamento entre diversos outros. Independe desses quesitos, o que vale é reduzir o impacto ambiental. Quem preserva mais, recebe mais.Segundo informou o comentarista da CBN, André Trigueiro, na última semana, 12 estados brasileiros adotam, hoje, a prática: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Amapá, Pernambuco, Ceará e Paraná.Os estados do Acre, Goiás e Pará estão em fase de implantação e outros nove discutem a proposta. São eles: Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Amazonas, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.Ainda segundo Trigueiro, a movimentação esperada com o imposto verde, este ano, é de R$ 600 milhões.Será que agora os prefeitos fazem o dever de casa?
*Foto: Carlos Goldgrub
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?
Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!
Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).
Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.
E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!
Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!