Afinal: Desenvolvimento Sustentável: isso realmente é possível? | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Afinal: Desenvolvimento Sustentável: isso realmente é possível?


Hoje, dia 30 de junho de 2009, encerra se o tema deste mês, que foi "Desenvolvimento Sustentável: isso realmente é possível?".
/
Abaixo, você encontra a resposta dada pelo blog para esta questão que ficou em xeque todo o mês.
/

Durante praticamente todo esse mês, mais precisamente à partir do dia 6 de junho até agora, atual dia 30, o blog colocou como tema do mês, aliás o primeiro de uma série que deverá vir por aí, o tema que fala sobre o Desenvolvimento Sustentável, e que deixou uma questão no ar sobre o nosso modo de vida.
Afinal, será mesmo que, num mundo como este, em que o dinheiro, o desenvolvimento econômico, afinal: o sistema capitalista vem em primeiro lugar, o meio ambiente realmente pode estar aliado ao desenvolvimento de novas tecnologias?
Veja a resposta agora, logo abaixo.
/
Desenvolvimento Sustentável: isso realmente é possível?
/
Sim, podemos dizer que é possível. Durante todo esse tempo, 24 dias que o blog ficou discutindo, discussões divididas em 3 capítulos, propomos basicamente mostrar ao nosso leitor, o seguinte:
/
1º O que é Desenvolvimento Sustentável
2º Estágio atual desse conceito no Brasil e no mundo
3º E mais alguns conceitos que provam que o Desenvolvimento Sustentável é possível.

/
Mesmo porque é ilógico colocar algo em discussão se as pessoas não vão entender. Falo isso porque esse tema, na atualidade, está bem distorcido do real significado desse conceito.
Primeiro que desenvolvimento sustentável é desenvolvimento aliado à conservação do meio ambiente e de qualidade de vida para as gerações futuras.
Pelo menos esse é o conceito definido por grandes órgãos internacionais. A não ser claro, pelas empresas capitalistas, que sempre acham uma maneira de inventar histórias para o benefício próprio.
Podemos citar um breve exemplo: a empresa acusa que não há como ter desenvolvimento sustentável nos dias de hoje, já que isso causará retrocessos nos lucros e porque ainda não há tecnologia específica para isso.
Essa é a mentira mais absurda que alguém pode dar. Primeiro porque o desenvolvimento sustentável traz lucros, já que hoje em dia cada vez mais as pessoas estão optando marcas que não prejudiquem o meio ambiente, e por consequência, toda a biosfera.
E segundo, porque há tecnologia de ponta para que isso ocorra. Nunca houve tanto avanço científico e tecnológico nos últimos anos, o que habilita que isso ocorra.
/
Mas então, o que ainda falta para que isso ocorra?
/
Simples de responder: competência e falta de vontade. Traduzindo: não querem que isso ocorra.
Veja bem, há muitos poderosos que nem sequer querem uma mudança tecnológica, principalmente os petroleiros.
Já que, desenvolvimento sustentável é desenvolvimento aliado ao meio ambiente.
Você pode estar se perguntando: se isso pode salvar o planeta, porque o planeta não quer que isso ocorra?
Fácil de responder: porque não é o planeta que manda no povo, e sim uma totalidade minoritária que exerce suas leis absurdas sobre o mundo.
Absurdas porque preferem dinheiro ao planeta. O que adianta ter dinheiro se não tiver um lugar para gastá-los? Comece a pensar nisso e verá que eu tenho razão.
Retomando: eles não querem fazer isso porque se, desenvolvimento sustentável é tecnologia aliada a preservação, todas essas fontes de energia poluentes automaticamente teriam que acabar. E consequentemente acabaria essa mina de ouro que descobriram utilizar, poluir o planteta e ganhar dinheiro em cima da maioria, que não tem voz, já que hoje em dia não é mais o povo que tem poder, e sim as multinacionais.
Bem dizer a verdade, não querem mudar pois sabem que além de perder dinheiro irão ter de gastar mais dinheiro.
/
A solução
/
A solução obviamente seria acabar com essa palhaçada toda e retomar do zero. É claro que os governos do mundo inteiro terão de ajudar as empresas "poluidoras" a se tornarem "limpas", pois se não nada irá mudar.
Você pode estar dizendo: "Essa pessoa que escreveu tudo isto deve estar ficando louca. Ela quer propor que a gente dê dinheiro a quem nos prejudicou a vida inteira?"
Infelizmente não há outra opção, já que toda mudança tem seus custos.
Ou vai me dizer que prefere ficar sentado esperando até que algo aconteça
O que poderia ser feito também poderia ser o controle da poluição em todos os países do mundo, além de estimular metas para que as empresas geradoras de energia possam reduzir seus índices de emissões.
Ou ainda, se nenhuma destas
propostas forem tomadas, começarmos a tomarmos atitudes por conta própria, nos mobilizarmos e juntos, tentaremos impedir que toda essa desgraça provocada pela maioria do mundo aconteça.
Para que, no futuro, posssamos sobreviver, e quem sabe: vivermos em um planeta melhor e mais limpo do planeta atual que estamos vivendo hoje.
/
Este texto é exclusivo do Diário do Verde. Não adiantará procurar na web que igual você não irá achar.
/
Diário do Verde - Qualidade é a nossa diferença!!!

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir