Dia Mundial do Meio Ambiente | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente/ Dia da Ecologia
*
Desmatamento, Poluição, Consumo abusivo de alimentos, Destruição de habitats, Ameaça à fauna e flora global, Aquecimento Global, Fome, Falta de recursos hídricos, Epidemia de doenças, Contaminações por elementos químicos perigosos, Elevação do nível dos oceanos, Agrotóxicos, Destruição do ambiente marinho, Mudanças climáticas, Catástrofes em escala global, Queimadas, Lixo, Extinção em massa de espécies, Incompetência das pessoas quanto à Crise Ambiental Mundial...
/
Entre esses e tantos outros problemas do século XXI em relação ao Meio Ambiente, aqui vai uma pergunta: O que o mundo tem a dizer sobre essa desgraça que ele provocou em escala global? O que nós, seres DESumanos temos a comemorar nesta data?
/
Hoje, o lema é discutir a verdade dos fatos ao redor do Meio Ambiente em nosso planeta. Não irei medir palavras para dizer tudo o que está entalado na minha garganta faz muito tempo para dizer para quem quiser e quem não quiser ouvir também.
Esta data, pela qual dizemos que é Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia é uma data extremamente marcante. Mas quando eu digo marcante, eu digo literalmente: todo ano algum tema colocam em destaque: ou as desgraças que o homem causou ou as desgraças que estão ocorrendo em consequência de nossas ações. Resumindo: todo ano o tema são as catástrofes ambientais.
E não acho que isso é querer adquirir mídia: neste caso acho que é mais do que correto mostrar a face da verdade ambiental que o mundo destaca neste dia, mas que muitas vezes é censurada devido a interesses superiores, o que aqui jamais ocorrerá, porque aqui os fatos são apresentados em sua totalidade, e não em sua parcialidade, como ocorre com muitos veículos de comunicação que se intimidam com qualquer coisa e se preocupam em divulgar nomes, algo que aqui jamais irá ocorrer.
Bem, agora chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa: agora vamos à realidade. Vamos as perguntas iniciais.
A primeira pergunta foi: “O que o mundo tem a dizer sobre essa desgraça que ele provocou em escala global?”. Tenho certeza que a resposta que o mundo dará será esta: “Não fui eu!”. Aliás, ultimamente, a única coisa que o mundo responde é exatamente isso: se algo aconteceu ali, a responsabilidade não é nossa é do fulano, e o fulano diz que é do cicrano e assim por diante.
Até quando que o mundo vai ser assim? Até quando o mundo vai ser tão incompetente a ponto de negar tudo e não perceber que com isso só estará levando o mundo a destruição total.
Agora, o que o mundo natural, isto é, as espécies, querem dizer é o seguinte: “As atitudes que vocês tomam estão nos prejudicando. Logo, elas irão fazer com que tudo isso que vocês entendem por Terra desapareça sem deixar vestígios, o que consequentemente irá fazer com que todos sejam extintos. Se não fossem vocês, o mundo não estaria como está hoje, e jamais correria o risco de ser extinto em tão pouco tempo”.
Uma coisa eu digo: as espécies não humanas, estas sim são inteligentes, já que mesmo com dificuldades souberam conviver com as suas diferenças, algo que serve de exemplo para a raça humana que só pensa em si, e jamais nos outros.
Em relação a outra pergunta, que foi: “O que nós, seres DESumanos temos a comemorar nesta data?
” podemos concluir com uma simples resposta: nada.
Você pode dizer: “Mas isto é um absurdo. Demos passos importantes nesse meio período entre o ano de 2008 e 2009. Nunca a Consciência Ambiental Mundial foi tão grande, e nunca a Causa Ecológica adquiriu tantos adeptos no mundo”.
O que tenho a dizer é: isso de nada adianta. Pois não adianta nada ter o saber e o querer se estes não estiverem unidos ao fazer. De nada adianta ter ideias revolucionárias se estas não forem aplicadas ao nosso modo de vida. Por isso a importância de exigir que nossas ideias caso revolucionárias ou que possam ter algum impacto positivo para com a natureza possam se aplicar ao modo de vida em geral. Como? Exigindo de nossas autoridades atitudes quanto ao meio ambiente. Só assim poderemos desfrutar de um mundo melhor.
Resta a nós torcer para que este mundo crie um pouco de juízo e que daqui para frente possa se adequar as catástrofes que nós mesmos fomos responsáveis e por isso não podemos reclamar.
Nós devemos levar em conta três grandes trechos-citações das melhores propostas ambientais dos últimos tempos que já vi.
A primeira é um trecho do best seller Silent Spring (Primavera silenciosa), escrito por Richael Carson, naturalista e ecóloga norte americana.
Este livro é considerado o livro que deu início ao movimento ambientalista. O livro foi publicado no ano de 2002. Este alertava para o futuro de um mundo envenenado por pesticidas sintéticos, onde o canto dos pássaros seria apenas uma lembrança, o que coincidimente está a um passo de acontecer.
Eis o trecho do livro que na época, provocou um grande choque no mundo.
/
“Era uma primavera sem vozes.
Pelas manhãs, que outrora haviam vibrado com o coro matinal dos papo-roxos dos tordos-dos-remedos, dos pombos, dos gaios, das corruíras, e de vintenas de outras aves canoras, não havia, agora, som algum: só o silêncio pairava sobre os campos, as matas e os pantanais.”
[de Primavera silenciosa]

/
O livro alertava que o uso de biocidas poderia ter consequências irreparáveis para o ambiente, algo que, na época, levou uma indústria química dez anos mais tarde denunciá-la como alarmista - acusação que ela sempre negou com firmeza. Esse livro, basicamente, foi o que impulsionou toda a geração de novas ideias para um mundo melhor, que é a geração que estamos vivendo hoje.
A segunda é o vídeo do Greenpeace que alertava sobre as mudanças climáticas. A frase principal do vídeo fez com que muita gente ficasse boquiaberta, pois retratava tudo aquilo que o mundo fez. A frase, no vídeo, dizia o seguinte:
/
“Lembra como a sua geração sonhava em mudar o mundo? Parabéns, vocês conseguiram!”
/
A frase parecia tiração de sarro mas não é, mostra claramente o que tem ocorrido na Terra: o homem sempre sonhou em se comunicar com todos, ter grandes avanços científicos e querer descobrir todos os mistérios do Universo. Hoje, vários avanços ocorreram, mas de que valeram: todo esse conforto foi à custa de todo o ambiente ao seu redor. Precisamos aliar desenvolvimento ao crescimento sustentável. Só assim a vida poderá se manter equilibrada para poder sustentar a vida.
A terceira e última proposta é a que mais quero discutir com você. Se não teve a oportunidade, quando tiver assista o filme “A Última Hora” que retrata a verdade do meio ambiente em nosso planeta. Quero que você reflita a seguinte frase em sua vida, a frase dita por David Suzuki, uma das pessoas que comentam a respeito do Meio Ambiente em nosso planeta (frase adaptada):
/
“A Terra durante sua existência sofreu duros processos de extinção e teve de se adequar aos novos ambientes em que nela se formaram. Todo esse planeta que conhecemos por Terra está em constante processo de modificação. Se nós, seres humanos, fossemos extintos, logo as espécies tomariam conta do planeta. A Terra tem todo o tempo do mundo para se adaptar à mudanças.
Nós não!”

/
Reflita e pense bem nesse trecho: “A Terra tem todo o tempo do mundo para se adaptar à mudanças. Nós não”.
Pense que atitudes, por mais simples que possam parecer, podem ter efeitos positivos ou negativos para o ambiente.
Basta você decidir para que lado elas irão. Vale lembrar que cada ação negativa para o ambiente gera mais que o dobro de volta para você.
Pois toda ação provoca uma reação, e pela lógica, todos aqueles catastrofismos que o mundo está passando atualmente que está em destaque no subtítulo deste post se, continuarem, sem dúvida nenhuma levarão a extinção de toda a vida na Terra, o que é extremamente injusto, já que por causa de uma espécie todas as outras estão pagando o pato.
Pense Nisso.
E lute pela preservação do meio ambiente, pois, se ele acabar, toda a vida irá se arruinar.
Este é o manifesto do blog Diário do Verde para com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir