Definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente sobre Desenvolvimento Sustentável | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente sobre Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento sustentável
/
Nos últimos 400 anos, o modelo de desenvolvimento disseminado com a expansão mercantil européia promoveu uma incessante exploração dos recursos naturais do planeta Terra. Com a industrialização, iniciada no século XVIII, o nível de devastação da natureza atingiu uma escala global.
Rios, lagos e mares poluídos, elevação da temperatura média da Terra, 11 mil espécies ameaçadas de extinção, 50% da cobertura florestal nativa do planeta desmatada e 1,7 bilhão de pessoas sofrendo escassez crônica de água.
A busca de formas de desenvolvimento que não agridam o meio ambiente é um grande desafio para o século XXI. Os debates sobre o tema levaram à formulação do conceito de desenvolvimento sustentável. Na definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas, desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades das gerações atuais sem comprometer a vida das gerações futuras.
Esse novo modelo de desenvolvimento coloca outra tarefa para a humanidade: a de superar a pobreza e garantir condições dignas de vida para todos (educação, saúde, lazer, alimentação, etc.).
A busca do desenvolvimento econômico é uma questão vital para os países pobres, mas se reconhece que o modelo a ser trilhado não pode ser o percorrido pelos países pioneiros na industrialização. Se os países subdesenvolvidos tivessem os mesmos padrões industriais dos países ricos, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente seria 10 vezes maior, e a de recursos minerais, cerca de 200 vezes.
Portanto, o modelo de desenvolvimento precisa mudar para que se consiga o equilíbrio entre tecnologia, meio ambiente e justiça social. Essa tarefa cabe a todos os governos e cidadãos do planeta.
*
Fonte: Livro de História 8ª série, Projeto Araribá. Página 245

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir