Dia 5: Alimentação Saudável | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Dia 5: Alimentação Saudável

Alimentação Saudável
"Você é, o que você come". Comer bem não é uma arte, muito menos um luxo. É uma necessidade. Quem tem uma alimentação adequada, controlada, balanceada, vive mais e melhor. Estas pessoas tem um corpo mais atraente, definido e de bem consigo mesmo. A alimentação saudável só traz benefícios a quem pratica, e evita riscos desnecessários, que vão desde a falta de ânimo, geralmente provocada pelos tão indesejáveis "quilinhos a mais", até a casos muito graves, como cirurgias de redução de estômago e até a morte. Sem contar os ganhos para o meio ambiente.

15 dias para "ser" verde - PARTE 5

O meio ambiente e a ecologia, hoje em dia, são conhecimentos imprescindíveis, uma tendência positiva que cresce cada vez mais, mundialmente e nacionalmente. No intento de ajudar você a distinguir o "certo" e o "errado", ensinar significados decorosos e enriquecer a sua inteligência, o Diário do Verde iniciou dia 22/10 a série 15 dias para "ser" verde. Mais que falar, se faz necessário ouvir. Aprenda com provas e exemplos, o que a natureza erudita tem a exprimir-nos.

ÍNDICE:

Considere seguir-nos no Google Friend Connect, no Twitter @diariodoverde e Assinar o Feed, para não perder pitada desta série de artigos incríveis:

Endereço de E-mail:

O que você está consumindo, hein? Em sua casa, no supermercado, na casa de parentes ou vizinhos, recintos e etc, não interessa: a sua boca faz toda a diferença. Isto é, o que você "enfia" nela. Alimentar-se, além de ser  algo indispensável para você (eu, e todos nós), gera impactos no planeta, para mais ou para menos. É como em eleições: o poder de decisão, está nas suas mãos.
A desígnio de melhores dias, surge o conceito de "Alimentação Saudável", que relaciona sabiamente o consumo, o ser humano e o verde, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos seus seguidores: peso ideal = bem-estar = consumo equilibrado = - desperdício e - doenças. São 7 os grupos de alimentos que fazem parte da ideologia (roda de alimentos, água no centro): 1. cereais e derivados, tubérculos / 2. hortícolas / 3. fruta / 4. laticínios / 5. carnes, pescado e ovos / 6. leguminosas / 7. gorduras e óleos. Muitos dos alimentos são considerados funcionais, com propriedades medicinais.
Além deste, temos aos olhos três outros conceitos maravilhosos: orgânicos, dietas vegetariana e vegana, que confluem unicamente em um só objetivo: saciar a fome com responsabilidade e respeito ao ambiente.

ENTENDA AS INTERPRETAÇÕES

Orgânicos são os alimentos produzidos com auxílio de fertilizantes e pesticidas de origem natural, livres de substâncias sintéticas. É um termo genérico para processos ligados à vida, ou substâncias originadas destes processos. Também pode estar associado a organismos, órgãos de um ser vivo, ou organizações complexas fora do campo da biologia, onde associações de pessoas, regras, leis ou até elementos arquiteturais atuam e interagem entre si como os componentes de um organismo, e os processos ligados a esses casos também são ocasionalmente chamados orgânicos.
Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos. Vegetarianismo é uma palavra ambígua: no sentido de gênero, fala abrangendo todas as formas de vegetarianismo; no sentido de espécie, designa o verdadeiro sentido da palavra, o vegetarianismo estrito (que não consome nenhum produto de origem animal). Não se sabe ao certo como deu-se o surgimento da palavra, no entanto, a Vegetarian Society, fundada em 1847, reivindica a sua criação. Mas há evidências que há 8 anos antes, em 1839, a palavra pôde já ter sido inventada.
Veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas. Veganismo não é dieta alimentar, vegetarianismo sim. O correto é sempre "dieta vegetariana". Ao referir-se à alguém que não se alimenta com nenhum produto de origem animal, usa-se o termo "dieta vegetariana estrita". O termo foi criado em 1944, numa reunião organizada por Donald Watson, envolvendo 6 pessoas e que resultou na criação da The Vegan Society.

VOCÊ E A BALANÇA

Não se deixe enganar pela indústria da moda, por dietas a perder de vista, pelo capitalismo, por falsas ideias/promessas ou ainda, por xingamentos ou desilusões! Se você é gordo(a) ou magro(a), o jeito correto de ter certeza e acuidade (que não é de 100%), é através do cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal, medida internacional que diz se a pessoa está ou não com o peso ideal.

Divide-se a massa do indivíduo pelo resultado da multiplicação de sua altura ao quadrado. Massa: kg (quilogramas) | Altura: m (metros) Assim, é determinado o IMC.


Classificações:
IMC Classificação


Há limitações, por exemplo: pessoas musculosas, que podem ter um IMC alto e nem por isso serem gordas. Em crianças e adolescentes, não é aplicável, sendo que para os quais os médicos fazem uso de gráficos específicos - dos 0 ao 20 anos, idade é um fator a ser observado. Para idosos, existe uma classificação diferenciada. Diferenças raciais e étnicas, podem influenciar também.

Faça o teste, e verifique se o seu peso é saudável, ou inadequado: cuide-se!

NA PRÁTICA

Adotar hábitos saudáveis é fomentar as boas práticas sustentáveis e sociais. É dar um basta aos transgênicos, aos aditivos, aos produtos químicos, embalagens plásticas, metais pesados, conservantes, corantes, enlatados, agrotóxicos e poluentes desnecessários e por certo, prejudiciais. Consuma com consciência! Natural, de preferência feito por você. Com moderação!!!

Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!

Share |

2 Comentários:

  1. Oi Antonio Gabriel,
    O blog Único Planeta que Temos ofereceu ao Diário do Verde o Prémio Dardos, veja mais aqui.
    um abraço e continuação de um excelente trabalho,
    Mab

    Oi Mab! Antes mesmo de comunicar-me, havia visto esta sua indicação diretamente no "Único Planeta que Temos", onde já pronunciei-me prontamente no Twitter Oficial do Diário do Verde: @diariodoverde. Agradeço a sua confiança e comunico que em breve, estarei escrevendo uma postagem aqui no blog, à respeito do Prêmio Dardos e passando o mesmo adiante.
    Obrigado mais uma vez.

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir