Tv remédio? Era só o que faltava! | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Tv remédio? Era só o que faltava!

Sua TV antiga pode virar remédio
/
Uma substância química particular utilizada em telas de LCD pode também ser utilizada na produção de remédios, pílulas e bandagens. Pesquisadores esperam que essa seja a solução não só para os enfermos, mas também para os resíduos eletrônicos.
/

/
Os boletins do portal de ciências Eurekalert, dizem que o PVA (álcool polivinil) é o ingrediente principal das telas de LCD, e esse mesmo ingrediente pode ser utilizado em remédios e compressas para ajudar na regeneração de partes do corpo. Os cientistas do departamento de química da universidade encontraram uma forma de recuperar este elemento das telas de LCD e transformá-lo neste composto medicinal.
A pesquisa entitula-se “Expandindo o potencial dos resíduos de álcool polivinil”, publicado na revista
Green Chemistry.
A única controvérsia dessa pesquisa, como se já não soasse estranho o uso de TVs antigas como remédio, é que a descoberta não foi feita da maneira convencional, os pesquisadores descobrindo o uso médico do PVA e depois procurando suas fontes. Os cientistas procuravam o que fazer com o lixo eletrônico e então encontraram um uso médico para ele.
O professor James Clark, diretor do Centro de Excelência de Química Verde de York e um dos autores da pesquisa, disse: “Com 2,5 bilhões de monitores de cristal líquido chegando ao fim de suas vidas úteis, e as televises de LCD se tornando tão populares com os consumidores, isso é um grande potencial gerador de resíduo para ser gerenciado”.
Clark explica que o PVA não é o componente mais perigoso ao meio ambiente, mas não há sentido em desperdiçá-lo uma vez que é um recurso não renovável, e também porque os resíduos de LCD vindos de equipamentos eletroeletrônicos são correspondem aos que mais crescem na União Européia, e faz sentido achar um uso mais nobre para eles do que simplesmente enterrá-los ou incinerá-los.
Porém, muitas outras pesquisas ainda terão que ser desenvolvidas para certificar que o uso medicinal do composto é mesmo seguro.

*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir