Ecorregiões aquáticas | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Ecorregiões aquáticas

SRHU promove oficina para detalhar ecorregiões aquáticas no Brasil
/
Pesquisadores da biodiversidade aquática e de recursos hídricos, usuários de água e representantes públicos de meio ambiente participam nos dias 5 e 6 de agosto no auditório do edifício Marie Prendi (505 Sul) da oficina de trabalho sobre Detalhamento das Ecorregiões Aquáticas do Brasil, organizada pela Secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA.
"Queremos ter um olhar ambiental na gestão dos recursos hídricos. Já temos na teoria, queremos ter na prática", explica Luciane Lourenço, analista ambiental, um das coordenadoras do encontro.
A proposta da oficina é criar, na prática, uma abordagem ambiental na gestão dos recursos hídricos. Ela seria utilizada, por exemplo, como um pré-estudo para o planejamento na utilização da água em empreendimentos que necessitem de licenciamento ambiental e outorga. A oficina é a segunda de quatro reuniões agendadas para o ano de 2009. A primeira, já realizada em abril, trabalhou o tema: Enfoque Ecossistêmico Aplicado à Gestão de Recursos Hídricos.
Como resultado de dois dias de trabalho, é esperada a consolidação conceitual e metodológica a ser utilizada na classificação de ambientes aquáticos, adaptando as peculiaridades das diferentes regiões brasileiras, e que atenda às demandas do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Para se chegar à consolidação, serão utilizados os resultados dos estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores e os resultados da oficina de trabalho Enfoque Ecossistêmico Aplicado à Gestão de Recursos Hídricos.
Na programação do evento, será apresentada aos participantes a Metodologia de Determinação dos Sistemas Ecológicos de Água Doce, com a Caracterização de Ecorregiões Aquáticas (Costa Sudeste Brasileira) e com o Delineamento de subunidades ecológicas de drenagem da Ecorregião Paraguai/Pantanal. Também será feita uma apresentação sobre a Caracterização Ecológica e Biogeográfica da Bacia do Rio Iguaçu e o Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu/Tapajós.
De acordo com o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) existem 24 ecorregiões aquáticas no Brasil. "Nossa intenção é levar esse detalhamento a todas elas", garantiu Luciane Lourenço.
As oficinas são realizadas em parceria com a Secretaria de Biodiversidade e Floresta (SBF) no âmbito do Probio II e fazem parte da implementação do PNRH.
*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir