Pensar hoje para se ter amanhã | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Pensar hoje para se ter amanhã

DE OLHO NO FUTURO
/
Todo mundo quer que seu país cresça e se desenvolva para que a população possa viver melhor, com mais recursos, educação, saúde, alimentação e lazer. Para isso, muitas vezes é preciso instalar indústrias, construir novas estradas e melhorar os meios de comunicação e de transporte.
Esse progresso é importante para todos, mas recentemente estudiosos começaram a perceber que, junto com o desenvolvimento, às vezes acontecem coisas que prejudicam o meio ambiente.
A construção de uma fábrica, por exemplo, pode trazer novos empregos e gerar riquezas. No entanto, se a construção dessa indústria provocar a derrubada de matas e reservas florestais ou lançar poluentes na atmosfera e nos rios, esse progresso imediato não vale a pena. Isso porque, com o passar do tempo, a destruição dos recursos naturais vai piorar a vida de todos os que vivem na região e ao redor dela.
Antigamente, não havia tanta preocupação com os problemas ambientais e várias indústrias foram instaladas sem os cuidados necessários, até porque não se sabia que recursos naturais importantes, como água e petróleo, poderiam acabar.
Hoje em dia, há mais recursos e os pesquisadores já conseguem analisar melhor como a poluição e a exploração da natureza interferem no ambiente.
Governos de vários países decidiram se unir para tentar encontrar uma maneira de continuar crescendo sem causar mais estragos ao planeta e garantir um futuro saudável para todos.
Estudando o assunto, eles descobriram que o grande segredo é planejar o crescimento, mapeando as áreas mais adequadas para cada tipo de atividade econômica e respeitando os limites da natureza.
A tecnologia é fundamental para garantir o sucesso dessa missão. Com a ajuda de computadores e satélites, por exemplo, fica mais fácil estudar as condições do solo, da água, da atmosfera e do clima, para identificar os problemas e procurar soluções eficientes para crescer sem agredir o ambiente.
/
Como ajudar
Proteger o meio ambiente é tarefa de todos. Veja o que você pode fazer:
/
1 - Fique de olho no lixo. Combine com seus pais e separe em casa plásticos, papéis, vidros e outros materiais que podem ser reciclados.
2 - Não desperdice água. Se todo mundo economizar, será mais fácil manter as reservas do planeta. Uma torneira pingando gasta mais de 40 litros de água por dia.
3 - Não jogue lixo na rua. Arrastada pelas chuvas a sujeira vai para os bueiros e depois acaba nos rios.
4 - No supermercado, preste atenção nas embalagens dos produtos e prefira as que são recicláveis. Algumas marcas têm selos que indicam que foram usados menos agrotóxicos e inseticidas na produção, o que também demonstra cuidado com o meio ambiente.

5 - Sugira a seus pais que deixem o carro na garagem sempre que puderem e saiam a pé. Além de ser um hábito saudável, ajuda a diminuir a poluição do ar.
/
Você sabia que...
1 - O ecoturismo é uma maneira de preservar o meio ambiente? Nesse tipo de viagem, os turistas aprendem a conhecer melhor e respeitar a natureza.
2 - É preciso desenvolver novas fontes de energia? Hoje, o petróleo é um dos principais materiais. No entanto, suas reservas são limitadas e sua queima causa poluição. Uma solução seria o uso da energia do Sol e dos ventos.

3 - Um estudo feito em 1972 mostrou que, se a poluição e a exploração dos recursos naturais não diminuíssem, os recursos naturais da Terra durariam apenas cerca de 100 anos?

/
Fonte: Revista Recreio (CD-ROM).

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir