Receitas do pré-sal | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Receitas do pré-sal

Pré-sal poderá financiar Fundo Soberano e Fundo Social
/
O governo estuda a aplicação de receitas geradas com a exploração da camada de pré-sal na constituição de um fundo social destinado às áreas de educação, saúde e urbanização. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, essas receitas deverão também custear a formação do Fundo Soberano, que teria os recursos depositados no exterior, para evitar "solavancos na economia".
"Tudo está ainda em estudo", afirmou o ministro, em entrevista após encontro com o presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, que manifestou interesse em disponibilizar para a Petrobras novas áreas para exploração de petróleo em seu país. Desde 1998, o Brasil já investiu US$ 2 bilhões nessa área na Nigéria. Também participou do encontro o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrieli. Os representantes do Brasil e da Nigéria acertaram no encontro o o envio mútuo de missões bilaterais para tratar da questão nas próximas semanas.
Lobão informou que o sistema de distribuição de royalties decorrentes da exploração de petróleo continuará o mesmo nos estados onde há o sistema de concessão. Apenas no caso do pré-sal deverá ser adotado o sistema de partilha, que beneficiará todos os estados "de forma equitativa". O ministro argumentou que as reservas do pré-sal "pertencem a todo o país, porque são recursos naturais da União".
De acordo com o ministro, de todos os campos perfurados do pré-sal, apenas um foi furado erradamente, conforme reconheceram os técnicos. Dessa forma, a expectativa é de "êxito total nas explorações, quase sem riscos".
Lobão informou ainda que na segunda (3) ou na quarta-feira (5) o Ministério de Minas e Energia já deverá ter um esboço do marco regulatório para o pré-sal.
*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir