Golfinhos em cartaz nos cinemas | Diário do Verde - Meio Ambiente em 1º lugar

Descer

Assine!

Golfinhos em cartaz nos cinemas

Matança de golfinhos no Japão é tema de novo filme
/
Um novo filme mostra pescadores japoneses atraindo milhares de golfinhos selvagens a um local escondido no Japão, onde ativistas dizem que os animais são capturados para entreter parques marinhos ou são massacrados para virar comida.
"The Cove" segue um grupo de ativistas, incluindo o ex-treinador de golfinhos da série de televisão "Flipper", Ric O'Barry.
Eles enfrentaram a polícia japonesa e pescadores para conseguir acesso a um abrigo em Taiji, no Japão, onde um arame farpado bloqueia o acesso de pessoas para impedir a filmagem do assassinato de golfinhos que começa em setembro a cada ano.
O documentário será lançado nos Estados Unidos nesta sexta-feira, mas ainda será distribuido no Japão, onde O'Barry diz que 23 mil golfinhos e botos são legalmente assassinados a cada ano.
O governo do Japão diz que não há nada de errado e cita diferenças culturais em resposta ao filme.
A carne de golfinho é utilizada como alimento em um porcentagem muito pequena da população japonesa.
O filme foi elogiado por críticos e ganhou o prêmio de público do Festival de Filmes Sundance este ano. "Documentários eco-ativistas não recebem tanta aclamação quando 'The Cove'", disse uma resenha da revista Variety.
O'Barry, que visitou Taiji muitas vezes por ano pelos últimos oito anos e agora veste uma máscara na cidade para evitar a atenção de pescadores ou da polícia, antecipou que o filme terá um grande impacto.
"Quando o filme for visto no Japão, eles irão suspender as ativitidades 'do abrigo' permanentemente", disse em uma entrevista recente.
O ativista de 69 anos disse que começou a lutar contra a captura de golfinhos quando um dos golfinhos que ele treinava para a série "Flipper", dos anos 1960, parou de respirar até morrer.
"Ric é um herói", disse o diretor do filme, Louie Psihoyos, que foi fotografado pela revista National Geographic. "Ele fez sucesso, ele fez fama, ele ganhou dinheiro e ele se voltou a esses assuntos ao seguir sua consciência."
*

Share |

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Interessou-se pelo artigo, e gostou do que encontrou aqui?

Então, deixe o seu comentário - a sua marca, e indique qual o seu ponto de vista sobre o conteúdo: se concorda ou discorda do que foi apresentado, se foi útil ou não, enfim: fale à vontade, pois afinal, a sua opinião é muito importante para o Diário do Verde!

Antes de Comentar leia os Termos de Uso, em especial a parte de Comentários, para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).

Para entrar em contato diretamente, preencha o Formulário de Contato.

E por fim, responda a nossa Pesquisa de Opinião, e ajude na construção de um Diário do Verde cada vez melhor para todos, em especial, para você!

Diário do Verde - 2009/2010.
Meio Ambiente, em 1° Lugar!!!

© Direitos reservados à Diário do Verde | Desenvolvido por Crie Web | Licença: CC 3.0 Internacional/Brasil Subir